A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco de infecção pelo HIV e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), com uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Trata-se de uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas (3 dias). É indicado após qualquer situação destas:
Violência sexual
Não é necessário Boletim de Ocorrência
Relação sexual desprotegida
Sem o uso de camisinha ou com seu rompimento
Acidente ocupacional
Com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico
Uma pessoa exposta ao risco tem direito à medicação antirretroviral para prevenir a infecção por HIV, outros medicamentos para prevenir IST e Hepatite B, e as mulheres têm direito à pílula do dia seguinte para evitar a gravidez seguinte. Também são realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C, para saber se uma pessoa já teve algumas dessas infecções, e são agendados retornos para novos testes, para verificar se houve alguma contaminação após uma situação de risco.
Minha exposição foi há mais de 3 dias, o que fazer?
A PEP não é recomendada neste caso, não há redução do risco de contaminação com uso de medicamentos após 72h. Você deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica dentro do CEREDI, para fazer os testes rápidos e receber orientação.
Onde encontrar a PEP?
A PEP é oferecido gratuitamente pelo SUS. Aqui em Itajaí você pode ser iniciado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou nas Unidades de Pronto Atendimento, quanto antes iniciado o PEP mais eficaz é seu efeito.