Nosso grande objetivo é a redução dos casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST) em Itajaí, através da disseminação de informações, distribuição de preservativos, acesso aos testes rápidos e tratamento para toda população, diversas ações são desenvolvidas nesta direção do Programa.
Fazemos educação em saúde, com foco na prevenção das IST, através de diversas atividades, como palestras, oficinas e capacitações. Qualquer entidade pública ou particular, como escolas, empresas, ONGs e Projetos, podem solicitar as atividades, basta entrar em contato pelo nosso e-mail aids.sms@itajai.sc.gov.br
Também realizamos seminários, capacitações técnicas e educação continuada para a rede municipal de saúde.
Responsável por distribuir insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante) e ofertar consultas ginecológicas para profissionais do sexo da cidade. Também são realizadas visitas às casas de prostituição e ações de testagem rápida.
Ofertarmos ações de testagem rápida para sífilis, HIV e Hepatites B e C itinerantes na cidade. Também disponibilizamos uma equipe para realizar ações de testagem rápida em eventos e campanhas de terceiros, sejam públicos ou particulares, solicite a viabilidade pelo e-mail aids.sms@itajai.sc.gov.br
Aquisição, controle, estoque e distribuição dos insumos de prevenção (preservativos masculino e feminino e gel lubrificante), fórmula infantil, testes rápidos para HIV, síflis, hepatite B e C, e os materiais gráficos e impressos sobre IST.
No eixo da vigilância epidemiológica, o programa é responsável por qualificar e alimentar os bancos de dados do Ministério da Saúde, referentes aos graves específicos transmissíveis: HIV/aids, hepatites B e C, sífilis, tuberculose, hanseníase e varíola dos macacos.
Trabalha na construção de indicadores epidemiológicos municipais e pactuados para os níveis estadual e nacional.
Realiza monitoramento dos casos notificados de sífilis adquirida, sífilis em gestante e congênita, HIV/aids, gestantes com HIV e crianças expostas ao vírus HIV.
Articula ações intersetoriais baseadas nas Diretrizes do Ministério da Saúde.
A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parcerias sexuais e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas externas à eliminação da TV do HIV no Brasil.
Essa estratégia tem o propósito de certificar municípios que tenham atingido os critérios e os indicadores definidos para eliminar a TV do HIV, em conformidade com as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Itajaí recebeu a certificação em dezembro de 2022, no mesmo momento recebeu também o Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Sífilis Congênita Padrão Ouro, sendo necessária a reavaliação a cada 3 anos para mantê-los.